Mestre Bicudo

OFICINAS

Musicalidade
Musicalidade – Equipe de Tangará

MUSICALIDADE


Esta oficina trabalha a temática musicalidade da cultura Capoeira através do ensinamento de saberes dos instrumentos musicais e cantigas utilizados nas rodas. Os temas Música, Confecção de Instrumentos e Conservação do Meio Ambiente, podem ser abordados juntos em uma mesma oficina ou separadamente aprofundados em Oficinas especificas.

Maculele
Maculelê – Equipe de Tangará

MACULELÊ


Oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação-BA, o Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira cuja expressão cultural que se dá através dos cânticos e da dança guerreira usando como arma dois bastões, chamados de grimas, com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música em línguas africanas, indígenas e portuguesa. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras, como a capoeira e o frevo.

Puchada de Rede
Puxada de Rede – Equipe de Tangará

PUXADA DE REDE


Puxada de Rede, representa a atividade pesqueira dos negros recém-libertos, que encontraram na pesca do “xaréu” uma forma de sobrevivência. Era uma atividade muito que exigia-se um esforço tremendo e um número muito grande de homens que saiam para o mar de madrugada ou às vezes até à noite, para lançar a enorme rede, para só então de manhã puxarem. A puxada da rede era acompanhada do som do atabaque e de cânticos na maioria em ritmo triste que representavam o labor e a dificuldade da vida daqueles que tiram o seu sustento do mar. As batidas sincronizadas dos pés davam o ritmo para que os homens não desanimassem e continuassem a puxar a enorme rede, e quando enfim terminavam de puxar a rede, eram entoados cânticos em agradecimento à pescaria.

Samba de Roda
Samba de Roda – Equipe de Tangará

SAMBA DE RODA

O samba de roda é um estilo musical popular brasileiro. Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças. Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve música e lutas. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.